Blog

Sentar em W: pode ou não pode?

O que é sentar em W?

Sentar em W é um hábito comum entre crianças pequenas. Esta posição se refere à postura de se sentar sobre os joelhos com as pernas para fora, como demonstra a imagem abaixo.

Por que as crianças se sentam em W?

O hábito de sentar em W, conhecido em inglês como “W-sitting”, tem uma causa bem definida. Ela se chama “anteversão femoral aumentada”. Isso significa que o fêmur – o osso da coxa – é torcido para frente, o que facilita o quadril a rodar para dentro. Esta questão anatômica e fisiológica, ou seja, normal na maioria das crianças.

O fêmur se articula com a bacia através da sua cabeça e seu colo. Na criança, a cabeça está mais virada para frente (na maioria das vezes), o que é natural – é a anteversão femoral. 

Tente imaginar que, toda vez que a criança vira a coxa para fora (como para sentar em “indiozinho”), a cabeça do fêmur vai ainda mais para frente. Por outro lado, quando ela vira a coxa para dentro (como ao sentar em W), a cabeça fica mais para trás – e mais alocada no quadril.

A anteversão femoral aumentada, que já aprendemos que é a responsável por fazer com que as crianças se sentem em W, se corrige sozinha ao longo dos anos em pacientes neurologicamente normais. 

Porém, em crianças com paralisia cerebral o ideal é de que a criança com este hábito deva ser acompanhada de perto por ortopedista, com o objetivo de verificar se o desenvolvimento está ocorrendo da maneira esperada ou se uma intervenção será necessária.

É importante acompanhar com um profissional caso surjam sinais de alerta (como a marcha com os pés voltados para dentro persistente, ou seja, após a idade de 12 anos).