Paralisia Cerebral

Causas da Paralisia Cerebral

A Paralisia Cerebral  resulta de lesões no cérebro em desenvolvimento, que afetam a capacidade de controlar os músculos e os movimentos. 

Isso pode acontecer por diversos motivos, como complicações durante o parto, infecções durante a gravidez e falta de oxigênio no cérebro do bebê. Porém as principais causas são a prematuridade e baixo peso ao nascer. Todo bebê prematuro, principalmente abaixo de 1500g, precisa ser observado durante os primeiros meses de vida em busca de sinais de atraso de desenvolvimento.

Identificação precoce da Paralisia Cerebral

O diagnóstico da criança com Paralisia Cerebral idealmente deve ser feito  nos primeiros meses de vida da criança. Na maioria das vezes é difícil realizar o diagnóstico precoce, sendo que as alterações motoras ficam mais evidentes com o crescimento.

 Os sinais precoces  incluem flacidez (hipotonia), alterações dos reflexos, atrasos no desenvolvimento motor (como dificuldades no controle do pescoço), atraso para sentar (controle de tronco), engatinhar ou andar. Mais tarde na vida da criança, apresenta-se rigidez, movimentos repetitivos ou falta de controle dos movimentos.

As alterações motoras são frequentemente acompanhadas por alterações sensitivas, cognitivas, da comunicação e do comportamento, epilepsia. 

Ao suspeitar do diagnóstico é fundamental a avaliação do ortopedista especialista em doenças neuromusculares e dos profissionais neurologistas e fisioterapeutas especializados em paralisia cerebral.